Energia solar para condomínios
Com o auxílio dos incentivos governamentais e o desenvolvimento da tecnologia no Brasil, as opções de financiamento de energia solar têm se expandido cada vez
A origem da energia solar fotovoltaica deu-se em 1839, com a descoberta do efeito fotovoltaico por Alexandre Becquerel. A era moderna da energia solar baseou-se no processo de dopagem do silício, criado por Calvin Fuller, e na criação da célula solar moderna, por Russell Shoemaker Ohl, em 1954.
Assista o vídeo institucional sobre o Programa América do Sol, lançado pelo Instituto Ideal durante o 7º Semínário Energia + Limpa, no dia 01 de junho de 2016
Entenda de forma simples como funciona a geração de energia solar fotovoltaica
Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, reagem com a luz do sol e produz energia elétrica
Um inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador
A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o seu "quadro de luz" e é distribuída para sua casa
Para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses
O sistema depende muito da qualidade dos equipamentos, geralmente pode durar aproximadamente 25 anos, ou mais.
Não, as distribuidoras de energia cobram uma taxa para estar conectada a rede (chamada de taxa mínima de energia), que pode variar de 30 KWh (rede monofásica) à 100 KWh (rede trifásica). Entretanto, a redução na conta de luz varia em torno de 95%, na maioria dos casos.
Após se escolher o sistema solar que mais se adéqua à situação do cliente, são colocadas no telhado módulos solares (conhecidos como placas solares fotovoltaicas) que vão captar a radiação do sol. Também devem ser instalados alguns outros equipamentos, como um inversor e um quadro elétrico especial.
Ele não funciona a noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora que vira créditos de energia que serão usados para abater o seu consumo da noite.
Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (Desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).
Sim. Se você tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, ou seja, você tem um sistema fotovoltaico conectado à rede e possui um grande “no-break” com baterias na sua casa ou empresa.
Não, pelo contrário, muito barata. Basta passar um pano nas suas placas se elas ficarem muito sujas.
Tire todas as suas dúvidas direto com nossos especialistas
Trabalhamos por um futuro melhor para nossos filhos e netos promovendo oportunidades de geração de energias sustentáveis.
Com o auxílio dos incentivos governamentais e o desenvolvimento da tecnologia no Brasil, as opções de financiamento de energia solar têm se expandido cada vez